Ambiente

Dia Eco-Escolas da EB do Carriço
 
Este ano o Dia Eco-Escolas da EB do Carriço foi realizado em Abril e como sempre teve a participação de toda a comunidade local e decorreu com o apoio da Junta de Freguesia.
 
Foram dinamizados pelas professoras, encarregados de educação e avós os ateliês do pão, das ciências, do brinquedo e pintura dos muros da escola para embelezamento do exterior.
 
Da parte da tarde decorreu o ateliê da “Floresta e Resíduos” e o jogo “ Vamos Reciclar?” dinamizado pela Engenheira Catarina.
 
Os nossos alunos alunos aprenderam a fazer pão, a fazer um brinquedo, fizeram experiências, pintaram nos muros da escola comportamentos amigos do nosso Ambiente e realizaram trabalhos a partir de materiais que a floresta nos dá.
 
Eco-Código  EB Carriço 2017
 
- Se o mundo queres ajudar, a água tens de poupar.
 
- A água não devemos poluir se a queremos consumir.
 
- Se poupares energia a vida tem mais magia.
 
- Se energia queremos poupar, não a devemos desperdiçar.
 
- Para os resíduos alimentares reciclar, o compostor devemos utilizar.
 
- A floresta vamos limpar para os fogos eliminar.
 
- Se no mar gostas de brincar, não o deves sujar.
 
- Na escola não deves gritar para os outros não incomodar.
 
- Se de bicicleta te podes deslocar, o carro na garagem deve ficar.
 
- A natureza vamos proteger para a Biodiversidade manter.
  
- Os adubos naturais deves utilizar para uma vida sustentável alcançar.
 
- Na Roda dos Alimentos podes aprender a quantidade e variedade de alimentos que deves comer.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 
EB do Carriço - Projeto internacional Eco- Escolas 
A EB do Carriço entrou na grande família do Projeto internacional  Eco- Escolas no ano lectivo de 2015- 2016 e é com muito orgulho que tem a bandeira verde hasteada no seu jardim.
 
Foram várias as atividades desenvolvidas ao longo do ano passado e que tiveram sempre o apoio dos encarregados de educação dos alunos, da direcção do agrupamento e da Junta de Freguesia do Carriço.
 
- Para ser possível a separação do lixo, os alunos construíram ecopontos para vários espaços da escola.
- Criaram-se sinaléticas para a poupança de energia e de água. 
- Elaborámos cartazes de sensibilização para comportamentos amigos do ambiente
- Participamos no Carnaval de Pombal vestidos de Cogumelos, um fungo importante para os ecossistemas.
- Criámos brigadas do ambiente para registar:  Os consumos de água e energia. / Os materiais recolhidos para reciclar. / A separação dos resíduos.
- Com a ajuda da Junta de Freguesia do Carriço, colocámos um Compostor na escola.
- Fazemos a recolha de tampas de plástico, óleo usado, pilhas e rolhas.
- Fazemos a manutenção da horta pedagógica, dos morangueiros e das ervas aromáticas da nossa escola.
- Elaboramos o nosso Eco - Código  
- No Dia Eco-Escola a nossa escola recebeu os Workshop “A importância da Água”, “Alimentação Saudável e Sustentável” e “Fornos Solares” dinamizados pela Câmara Municipal de Pombal e Escola Superior de Educação de Leiria.
- Todos os alunos construíram  um ecoponto para casa, para reciclar em família.
- Visita à praia do Osso da Baleia : atividade dinamizada pela engenheira Catarina Soares: observámos e aprendemos muito sobre a fauna e flora da praia do Osso da Baleia
 
Estas foram algumas das actividades que desenvolvemos e que com toda a certeza levou a comunidade escolar a ser mais amiga do ambiente.
Este ano a escola também vai desenvolver outras actividades no âmbito do mesmo projecto.
 
Ana Cristina Monteiro
(Coordenadora do projecto)
 
 
POLÍTICA DOS 3R’s –RSU 
 
Reduzir, reutilizar e reciclar
 
É a política dos 3 R´s (agora seguida de um quarto R de Recuperar) e merece toda a atenção. Ambiciona sensibilizar-nos para os problemas do ambiente e das necessidades da sua preservação e dá enfoque às questões da redução e reutilização, onde, efectivamente, todos temos o dever de seguir. Diríamos que se trata do “dever ambiental” de todos os cidadãos.
 
Reduzir 
É do senso comum que no presente vivemos na angústia da escassez dos recursos naturais e, de facto, estes são limitados. Ao reduzir o consumo de recursos naturais limitados, estamos a contribuir para que eles se prolonguem por muitos mais anos, portanto, será vantajoso a médio e longo prazo.
 
A poluição varia na razão directa do consumo, isto é, quanto mais consumo mais poluição, quanto menos consumo menos poluição, portanto, até neste aspecto a redução apresenta-se como sinónimo de menos poluição.
 
Reutilizar
Reutilizar significa introduzir no ciclo do consumo o mesmo produto material ou objecto. A reutilização de certos objectos, utensílios e materiais como o plástico, o papel ou o vidro, vai permitir que outros não sejam produzidos, isto, traduz-se numa poupança de recursos energéticos e matérias-primas.
 
Reciclar
Reciclar significa reintroduzir os materiais como papel/cartão, plástico e vidro, no processo produtivo de novos materiais ou produtos. Cientificamente está provado que este processo reduz significativamente o consumo de recursos energéticos e matérias-primas. É fundamental no nosso dia-a-dia proceder à separação dos vários materiais passíveis de serem reciclados e, dessa forma, valorizados.A excelência do bom comportamento ambiental mede-se pela utilização de materiais reciclados. A título de exemplo, a utilização de uma tonelada de papel reciclado representa ter impedido o abate de, aproximadamente, 20 árvores.
 
O que posso colocar no Ecoponto?
 
Os Ecopontos, como se sabe, fazem e deverão fazer parte dos NOSSOS hábitos quotidianos, estes contentores destinam-se à recolha de resíduos de pequenas dimensões e aparecem sempre como um trio.
 
Amarelo para as embalagens (Embalão);
Azul para o papel (Papelão);
Verde para o vidro (Vidrão);
Além destes habituamo-nos já a ver uns recipientes mais pequenos para deposição de pilhas (Pilhão).
 
Os Ecopontos, sobretudo pela proximidade dos produtores de lixo, constituem-se como um pilar essencial no Projecto de Reciclagem Multimaterial.
 
Papelão: Jornais, revistas e folhetos, cadernos/papel de escrita, caixas de cartão liso e canelado, embalagens de cartão ou cartão complexo, espalmadas.
 
Embalagens: Garrafas e frascos de plástico, sem tampa e limpos, sacos de plástico vazios, latas de bebidas, conserva e de outros produtos, embalagens de alumínio.
 
Vidro: Garrafas, frascos e boiões de vidro, vazios, limpos e sem tampas ou rolhas.
 
Regras a seguir:
É necessário escorrer e enxaguar as embalagens usadas para evitar maus-cheiros;
 
Sempre que possível, espalmar as embalagens usadas para reduzir o espaço que ocupam e facilitar o transporte;
 
Retirar rolhas e tampas pois são, normalmente, de material diferente da embalagem.