Roteiro Turístico

A Freguesia de Carriço é servida por uma rede de estradas nacionais que a percorrem, a linha de caminho-de-ferro do Oeste, que a recorta, e as condições naturais oferecidas pela Mata Nacional do Urso, aliadas a um “propicioso” litoral atlântico.
 
O primeiro ensaio turístico de vulto dirige-se ao aproveitamento da Praia do Osso da Baleia, este projecto (actualmente uma realidade) integrado na Mata Nacional do Urso, respeita os aspectos da geomorfologia e do uso do solo disponível e beneficia do clima ameno da floresta marítima e do empolgamento da paisagem, rica em vegetação (com predominância do pinheiro bravo), com locais muito frescos e aprazíveis, onde se pode usufruir da natureza em toda a sua plenitude.
 
A Praia Osso da Baleia, tem visto nos últimos tempos melhorias significativas, nomeadamente nos apoios de praia e sobretudo para deficientes. Os bons acessos e as boas infra-estruturas, têm trazido cada vez mais banhistas à praia, contudo a beleza natural característica do Osso da Baleia, mantém-se practicamente intacta.
 
Tem-se conseguido preservar a envolvente de vegetação, de dunas e mesmo do próprio areal.
 
Faça então um passeio pelos passadiços de madeira que o levam à praia e deixe-se envolver pela natureza. 
 
Principais pólos de atracção turística:
 
- Igreja Matriz, onde se encontra a imagem do padroeiro da freguesia. (interior da capela)
 
- Capela de São João Baptista — é o monumento de maior interesse histórico do Carriço 
 
- Capela de Nossa Senhora dos Remédios, no lugar dos Vieirinhos. (interior da capela). Esta capela data de 1668, mas existem vestígios que indiciam ser mais antiga.
 
- Parque de Merendas da Praia do Osso da Baleia
 
- Mata Nacional do Urso: não integra nenhum parque natural, mas encerra uma imensa beleza, onde reina o pinheiro bravo.
Este espaço é o habitat de algumas espécies protegidas, como a Águia Real, à alguns anos descobriu-se na mata, uma espécie vegetal muito rara, da família das plantas carnívoras.
 
- Praia do Osso da Baleia: é a única praia do concelho de Pombal, praia natural de água límpida e cristalina, está classificada como Praia Dourada, é um espaço encantador que convive harmoniosamente com a floresta.
 
- Lagoa dos Linhos: é um local muito agradável, onde se podem encontrar diversas espécies animais.
 
- A freguesia dispõe na sua área de um belo parque de campismo “O Tamanco“ localizado no lugar de Casas Brancas.