Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais

Dados da associação
Nome: Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais

O Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais, como o próprio nome indica, representa a localidade de Alhais, que pertence a freguesia do Carriço, concelho de Pombal.
 
Formado em Setembro de 2014 por um grupo de amigos que tinham em comum o gosto pelo folclore, conta actualmente com cerca de 55 elementos repartidos nas várias funções, com idades compreendidas entre os 4 e os 66 anos.
 
Inicialmente, o Rancho foi criado com o objectivo de participar apenas num evento organizado pela colectividade local, no entanto perante o sucesso obtido e dado o manifesto apoio da população decidiu manter-se em actividade, tendo efectuado diversas actuações, dentro e fora do Concelho, com participações em diversos festivais de folclore.
 
No decorrer das suas actuações, o Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais, apresenta também um Grupo Infantil, o que representa um momento bastante divertido das suas actuações. 
O Rancho procedeu a uma recolha etnológica das danças e cantares que faziam parte da memória dos mais velhos e que representavam as tradições da nossa região. Apresenta melodias que passavam de geração em geração e que “ficaram no ouvido” daqueles que as reproduzem. 
 
Utiliza um conjunto de instrumentos típicos, de que fazem parte: o bombo, os ferrinhos, o reco-reco de cana-da-índia e o acordeão (que substitui a concertina, usada em tempos passados)
Este Rancho pretende que todos os elementos, em especial as crianças se divirtam, convivam entre si, e que tomem conhecimento da cultura dos seus antepassados, alertando-os para a necessidade de preservar esta sua herança cultural.